quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TEXTO INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO FÍSICA E BIOLOGIA

MUSCULAÇÃO E ATIVIDADE AERÓBICA

Exercícios de musculação, que exigem esforço muscular intenso para mover pesos ou vencer resistências, aumentam o número de miofibrilas sem aumentar o de células musculares. Com isso, o diâmetro e a força da fibra aumentam.

Os exercícios aeróbicos (corrida, caminhada rápida, natação, ciclismo, etc.) mantêm um suprimento adequado de oxigênio ao músculo de forma a prolongar por período maior a atividade. Eles aumentam o número de mitocôndrias nas fibras musculares. O número de capilares que levam oxigênio e alimento pra as células também aumenta. Por isso a prática constante desses exercícios aumenta a resistência à fadiga e faz com que a recuperação após um exercício intenso seja mais rápida.

Nos músculos esqueléticos utilizados em atividades físicas prolongadas há uma proteína de cor vermelho-escura, a mioglobina, que possui maior afinidade com o oxigênio que a hemoglobina. Ela “rouba” oxigênio da hemácia e o armazena no músculo. Mais oxigênio significa respiração aeróbica por mais tempo e maior resistência.

1. Duas mulheres, que trabalham em um mesmo lugar e têm aproximadamente o mesmo peso, sobem juntas um lance de escada. Ao chegar à porta, uma está com respiração normal e a outra esta ofegante. Para você, qual pratica algum esporte regulamente?Por quê?