domingo, 2 de novembro de 2008

FIQUE POR DENTRO ... Biologia e Educação Fisíca

Pense nisso

SABIA MAIS...

A transferência de energia de uma substancia rica em energia para outra ocorre na forma de liberação de elétrons e prótons.
Na oxidação ocorre a saída de um átomo completo de hidrogênio e a redução envolve o ganho de um átomo completo de hidrogênio. Quem se oxida perde energia e quem se reduz ganha energia.
Nas reações que acontecem na respiração aeróbica, esses dois processos costumam ocorrer simultaneamente. Ou seja, para cada molécula que se oxida, liberando energia,outra se reduz, elevando o seu nível energético.

SABIA MAIS ...

Em alguns tipos de células (musculares esqueléticas e nervosas, por exemplo), o saldo energético de respiração aeróbica é de 36 ATP por glicose utilizada. Isso é devido ao fato de os NADH gerados na glicólise não conseguirem atravessar a parede da mitocôndria. Os elétrons altamente energéticos dessa substância são entregues a uma outra molécula no interior da mitocôndria, havendo, porém, carta perda energética nessa transferência. Isso resulta em apenas 2 ATP por NADH, ao invés dos 3 que normalmente são gerados. Assim, o total de ATP gerados é 36. Em outras células (hepáticas, renais e cardíacas) um sistema especial de transporte garante a transferência integral da energia dos NADH para cada um deles um total de 3 ATP. Assim, nessas células, o total de ATP formado é 38.

SABIA MAIS...

NAD é a sigla de Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo. Atua como coenzima. Da sua estrutura constam dois nucleotídeos, num dos quais entrar base nitrogenada adenina e no outro entra a substancia nicotinamida, que é derivada de uma vitamina do complexo B,a niacina. O modo quimicamente correto de representar o NAD oxidado é NAD + e o NAD reduzido é NADH+ + H+. Vamos representa-los como NAD E NADH2.

Diabetes e a atividade física

Ao longo dos anos, a diabetes vem se tornando uma doença mais presente na população mundial, ela vem ganhando mais status na mídia para a sua prevenção e tratamento. Os portadores da mesma, sofrem com esse problema, que pode ser de ordem genética ou por uma superalimentação, vindo a se agravar na idade adulta.
A diabetes é uma doença que se origina por uma incapacidade do pâncreas em secretar insulina, onde é dividido em dois tipos de diabetes. A diabetes tipo I é aquela onde o pâncreas secreta pouca insulina ou nem a produz, fazendo o individuo a utilizar a insulina através de injeções para que os níveis de glicose fiquem normais. Já a diabetes tipo II acontece a maior parte da população diabética, onde a produção de insulina é até acima dos níveis normais, mas á uma resistência a ela pelo fato do individuo apresentar
uma quantidade considerável de gordura corporal, quer dizer, sendo uma pessoa obesa.
Hoje sabemos que toda atividade trás benefícios a saúde em todos os aspectos, principalmente para diabéticos, que poderia estar ajudando na melhora de sensibilidade a insulina, aumentando a velocidade da glicose em deixar o sangue.
No exercício, onde há trabalho muscular, a glicose é consumida de 7 a 20 vezes mais, colocando a taxa de glicose a níveis normais, sabendo-se que essas atividades poderão proporcionar uma diminuição do medicamento e conseqüentemente haverá uma economia na compra de remédios, tanto para diabéticos tipo I e II.
Powers (2000), fala que os exercícios fazem aumentar a velocidade com que a glicose deixa o sangue. Dessa maneira, os exercícios tem sido visto como uma parte útil do tratamento para manter o controle da glicemia do diabético.
Segundo CAMPOS (2000, p19), pesquisa tem descrito respostas ao exercício, que poderiam melhorar a homeostase de glicose, incluindo mudanças nos tipos de fibras musculares, hipertrofia muscular, aumento da densidade capilar muscular, incremento no sistema enzimático associados com o armazenamento e oxidação.
Antes de tudo, é importante procurar uma especialista da área para que seja prescrito uma atividade física adequada a sua situação, para que não comprometa a sua saúde, podendo agravar mais ainda a diabetes.
No geral é importantíssimo fazer atividade física, pois ela pode-lhe proporcionar não só uma melhora nos níveis de glicose, colesterol e do sistema cardiovascular, como também a sua qualidade de vida, além de propiciar mais disposição para as atividades diárias em sua vida.