domingo, 2 de novembro de 2008

Diabetes e a atividade física

Ao longo dos anos, a diabetes vem se tornando uma doença mais presente na população mundial, ela vem ganhando mais status na mídia para a sua prevenção e tratamento. Os portadores da mesma, sofrem com esse problema, que pode ser de ordem genética ou por uma superalimentação, vindo a se agravar na idade adulta.
A diabetes é uma doença que se origina por uma incapacidade do pâncreas em secretar insulina, onde é dividido em dois tipos de diabetes. A diabetes tipo I é aquela onde o pâncreas secreta pouca insulina ou nem a produz, fazendo o individuo a utilizar a insulina através de injeções para que os níveis de glicose fiquem normais. Já a diabetes tipo II acontece a maior parte da população diabética, onde a produção de insulina é até acima dos níveis normais, mas á uma resistência a ela pelo fato do individuo apresentar
uma quantidade considerável de gordura corporal, quer dizer, sendo uma pessoa obesa.
Hoje sabemos que toda atividade trás benefícios a saúde em todos os aspectos, principalmente para diabéticos, que poderia estar ajudando na melhora de sensibilidade a insulina, aumentando a velocidade da glicose em deixar o sangue.
No exercício, onde há trabalho muscular, a glicose é consumida de 7 a 20 vezes mais, colocando a taxa de glicose a níveis normais, sabendo-se que essas atividades poderão proporcionar uma diminuição do medicamento e conseqüentemente haverá uma economia na compra de remédios, tanto para diabéticos tipo I e II.
Powers (2000), fala que os exercícios fazem aumentar a velocidade com que a glicose deixa o sangue. Dessa maneira, os exercícios tem sido visto como uma parte útil do tratamento para manter o controle da glicemia do diabético.
Segundo CAMPOS (2000, p19), pesquisa tem descrito respostas ao exercício, que poderiam melhorar a homeostase de glicose, incluindo mudanças nos tipos de fibras musculares, hipertrofia muscular, aumento da densidade capilar muscular, incremento no sistema enzimático associados com o armazenamento e oxidação.
Antes de tudo, é importante procurar uma especialista da área para que seja prescrito uma atividade física adequada a sua situação, para que não comprometa a sua saúde, podendo agravar mais ainda a diabetes.
No geral é importantíssimo fazer atividade física, pois ela pode-lhe proporcionar não só uma melhora nos níveis de glicose, colesterol e do sistema cardiovascular, como também a sua qualidade de vida, além de propiciar mais disposição para as atividades diárias em sua vida.

Nenhum comentário: