sexta-feira, 3 de outubro de 2008

De onde vem a energia ?

Os agentes finais do movimento são os músculos que, quando se contraem, movem as diferentes partes do corpo, que são articuladas. Para que tanto a contração quando o relaxamento do músculo ocorra, é necessário ter uma fonte de energia e um mecanismo capaz de direcionar esta para a maquinaria muscular. A principal energia usada para realizar o trabalho em nosso organismo está contida nas ligações químicas do trifosfato de adenosina (conhecida pela sigla, em inglês ATP) – nessa molécula, o composto adenosina está ligado a três radicais químicos quem contém fósforo, chamado de grupos fosfato. A quebra de uma dessas ligações, que gera difosfato de adenosina (ADP) e um grupo fosfato livre, libera a energia usada no processo que provoca a contração muscular.
A molécula a ATP deve ser imediatamente regenerada (por meio da religação entre ADP e um grupo fosfato) para que o funcionamento de energia não diminua. Para fazer isso, o organismo usa outra fonte de energia: as ligações químicas existentes nos chamados “combustíveis celulares” : carboidratos (açúcares), ácidos graxos (presentes em gorduras) e aminoácidos. A glicose, principal molécula combustível do grupo dos carboidratos, é estocada na forma de glicogênio. Os ácidos graxos, capazes de liberar mais energia que a glicose, são estocados principalmente no tecido adiposo forma de triglicerídios ( gordura neutra). Já os aminoácidos, que não são estocados no corpo como proteínas de reserva, têm pequeno papel na produção de energia para a atividade física, embora sejam usados para gerar glicose em casos de jejum excessivo ou exercício físico muito prolongado (em uma maratona, por exemplo).
A energia contida nesses compostos é liberada por meio de reações muito espontânea de oxidação (catabolismo), nas quais uma molécula (ou composto) cede elétrons a outra, ligando- se ou não a ela. Quando o oxigênio molecular (O2) participa diretamente da oxidação, em processos celulares, dizemos que há “respiração celular”. É por esse processo que a mitocôndria, organelas presentes nas células, produzem ATP. Fora das mitocôndrias, a única forma de regenerar a molécula de ATP, sem a participação de O2, é oxidação da glicose, e esta é a maneira mais rápida de repor a energia gasta pela célula.

Nenhum comentário: