quinta-feira, 9 de outubro de 2008

FIBRAS MUSCULARES

Fibras musculares e fibras musculares rápidas

Recentemente pesquisas sobre a fisiologia muscular mostraram que há dois tipos de moléculas de miosina, relacionadas às diferentes velocidades de contração das fibras musculares. As fibras musculares portadoras da miosina do tipo II (rápida) contraem-se cerca de 10 vezes mais rápido que as fibras portadoras de miosina do tipo I (lenta).
As fibras musculares “lentas”, portadoras de miosina tipo I, têm mais mitocôndria, maior irrigação sanguínea e grande quantidade de mioglobina. Essas fibras são mais eficientes na realização de esforço moderado e prolongado, como o necessário, por exemplo, em corridas de longa distancia ciclismo e natação. As fibras musculares rápidas, portadoras de miosina tipo II, têm pouca mioglobina, menor quantidade de mitocôndrias e são mais eficientes para realizar esforço intenso de curta duração, como corridas de velocidade ou levantamento de peso.
A quantidade de fibras lentas e fibras rápidas é mais ou menos equivalente na maioria das pessoas adultas, saudáveis e ativas. Algumas pessoas, porém, apresentam naturalmente maior porcentagem de fibras de um tipo, ou de outro. E é exatamente isso que qualifica certas pessoas para atividades atléticas como a maratona (que exige maior quantidade de fibras lentas) e outras para a corrida de 100 metros rasos (que exigem maior quantidade de fibras rápidas).
O treinamento é capaz de modificar até certo ponto a proporção entre fibras lentas e as fibras rápidas de nossos músculos. Já se sabe que, quando uma pessoa se submete sistematicamente a exercícios de levantamento de peso, por exemplo, o número de fibras rápidas em seus músculos diminui. Ao mesmo tempo, as fibras lentas intensificam a produção de proteínas, tornando-se mais grossas, o que faz os músculos aumentarem de tamanho (hipertrofia muscular).

Nenhum comentário: