domingo, 19 de outubro de 2008

Questões interdisciplinares

1. (Fazu-MG) No músculo em estado de fadiga existe tambem uma alta taxa de acido
a) fórmico
b) lático
c) sulfúrico
d) cítrico
e) muriático

2. (Cesgranrio-RJ) A energia imediata que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia provenientes de:
a) trifosfato de adenosina
b) creatina –fosfato
c) ácido fosfoenol pirúvico
d) difosfato de adenosina
e) nenhuma das anteriores


3. (UEPB) Durante um esforço muscular intenso, pode ocorrer uma fadiga muscular. A musculatura fica dolorida e enrijecida por alguns dias. Este processo se deve basicamente
a) ao acúmulo de acido lático no músculo
b) ao excesso de ATP
c) ao armazenamento de creatina fosfato
d) a reserva de glicogênio
e) ao acumulo de acido pirúvico no pâncreas

4. (Fuvest – SP) Um atleta, participando de uma corrida de 1.500 m, desmaiou depois de ter percorrido cerca de 800 m, devido à oxigenação deficiente de seu cérebro. Sabendo – se que as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, nos músculos do atleta desmaiado dever haver acúmulo de
a) glicose
b) glicogênio
c) monóxido de carbono
d) ácido lático
e) etanol

5. (Unicamp-SP) O estado de São Paulo sobre os jogos olímpicos (18/09/00) informa que: “os técnicos brasileiros cobiçam a estrutura dos australianos: a comissão médica tem 6 fisioterapeutas, nenhum atleta deixa a piscina sem levar um furo na orelha, para o teste do lactato e a olimpíada virou um laboratório para os estudos biomecânicos- tudo o que é filmado embaixo da água vira análise de movimento”.
a) o teste utilizado avalia a quantidade de ácido láctico nos atletas após um período de exercícios.Por que se forma o ácido láctico após exercício intenso?
b) O movimento é a principal função do músculo estriado esquelético. Explique o mecanismo de contração da fibra muscular estriada.

6.mioglobina é uma proteína do músculo que recebe e transfere o oxigênio da hemoglobina do sangue para a respiração celular que ocorre nas mitocôndrias. Para gerar ATP, a célula pode recorrer à glicólise anaeróbica (dez reações) ou ao metabolismo aeróbico (cerca vez catorze reações, que incluem o ciclo de krebs e o transporte de elétrons pelos citocromos), além de depender do aporte do oxigênio molecular. As galinhas têm dois tipos de músculos: (I) o claro, com poucas mitocôndrias e pouca mioglobina; e (II) o músculo escuro, que contêm muitas mitocôndrias e muita mioglobina. Como nós sabemos, as galinhas vivem ciscando e raramente voam; isso significa que elas usam muito as pernas e poucas as asas. Se um gato invade o galinheiro e ataca, a galinha reage alvoroçadamente e tenta fugir, mas só é capaz de um vôo rasante. Explique por que os músculos do peito são do tipo I e os da perna são do tipo II.

Nenhum comentário: