sábado, 18 de outubro de 2008

Fontes de energia para a atividade muscular




São basicamente quatro os processos existentes nessas células, os quais fornecem energia pra o trabalho muscular: reserva de ATP, reserva de fosfocreatina, fermentação láctica e respiração aeróbica. Esses sistemas são acionados em seqüência e solicitados na maioria das atividades físicas, de modo que o fornecimento de energia contínuo, ou seja, uma fonte é acionada antes que a anterior se esgote. A contribuição efetiva de cada uma delas varia em função da intensidade e da duração dos exercícios.
As células musculares esqueléticas já possuem uma reserva de ATP, que é a primeira a ser utilizada na contração muscular. Essa reserva, no entanto, só é capaz de fornecer energia pra cerca de 1 a 2 segundos de atividade muscular intensa. Prosseguindo a atividade física. A reserva de fosfocreatina é acionada.
A fosfocreatina é um composto altamente energético, que cede seu radical fosfato para o ADP (adenosina difosfato), formando ATP. Ela é sintetizada a partir da creatina e de ATP nos momentos de repouso do músculo.
As reservas de ATP e de fosfocreatina nos músculos esqueléticos constituem um suprimento imediato de energia para a contração muscular, suficiente para esforços máximos de cerca de 6 a 8 segundos. Sua utilização não depende da respiração, ou seja, é estreitamente anaeróbica, pois essas substâncias já se encontraram prontas na célula para serem usadas. Numa corrida de 100 metros rasos, num nado rápido de 25 metros, num salto em altura, por exemplo, essas são as principais fontes de energia para atividade muscular.
Se o trabalho muscular continuar, outras fontes de energia possam a ser empregadas pelas células. O próximo suprimento a ser utilizado é o glicogênio armazenado nas células musculares.
O glicogênio é convertido em glicose, que inicialmente é degradada de forma anaeróbica, pois a oferta de oxigênio pela circulação não aumenta de modo imediato e proporcional à necessidade da célula. Apesar de as células esqueléticas possuírem mioglobina, um tipo especial de pigmento vermelho análogo à hemoglobina e que serve de depósito de oxigênio nos músculos, essa reserva é pequena perto da necessidade imediata.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi,estou estudando anatomia para um curso e estava tentando entender as fontes de energia para a atividade muscular, procurei na net e descobri sua explicação; achei muito boa, entendi e achei fantástico. Nosso corpo é mesmo uma obra de arte.
Muito obrigada.
Beijos no coração Elci